sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A AIDS

AIDS é a sigla da expressão inglesa que significa síndrome da imunodeficiência adquirida. É causada por um grupo de vírus que invadem certos glóbulos brancos, responsáveis pelas defesas do organismo contra as doenças. O vírus multiplica-se dentro dessas células e acaba por destruir todo o sistema imunológico da pessoa. O organismo do doente de AIDS torna-se completamente incapaz de se defender contra infecções comuns, como a pneumonia, a meningite, as infecções intestinais. Cada vez mais fraco, o doente acaba morrendo de uma dessas doenças que seu corpo não consegue combater. A AIDS é uma doença nova. Os primeiros casos apareceram em 1979, nos Estados Unidos. No Brasil, a doença foi registrada pela primeira vez em 1982. Atualmente, os países com maior número de aidéticos são os Estados Unidos, o Brasil, Uganda e França.                                                                                                                               

Como evitar a AIDS?  A transmissão por via sexual pode ser prevenida usando camisinha em todas as relações sexuais e tendo o menos número possível de parceiros sexuais. Quanto maior o número de parceiros, maior a chance de que algum deles esteja contaminado. Quem tem relações sexuais com várias pessoas corre grandes ricos. Lembre-se de que tanto o homem quanto a mulher podem transmitir a doença. Pessoas portadoras do vírus, mesmo que ainda não estejam doentes, contaminam seus parceiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário